Escolha uma Página

Newsletter – Edição 62

Receitas e dicas sobre panificação a cada 15 dias na sua caixa de entrada

Olá! Aqui é Adriano Ribeiro do Amo Pão Caseiro. Que tal aprender a fazer panetones artesanais? Você irá surpreender a todos neste Natal e ainda poderá obter uma renda extra. Na próxima segunda-feira (20), abriremos a nova turma do curso online Panetone Italiano Artesanal. Participe →

? Uma deliciosa receita de Focaccia do Antonio Cipullo no Massa Madre Blog. Gostei do método de retirar da forma após a fermentação.

? A Vivi Lavratti avisou pelo Instagram: A Mirella lançou uma nova versão de sua farinha orgânica integral. Eles passaram a fazer a moagem em moinho de pedra, garantindo assim que todos os componentes do grão do trigo estejam presentes na farinha. Em breve o produto estará disponível no Pão de Açúcar, Assaí Atacadista e outros mercados.

? Neste vídeo, a Rita Lobo responde uma dúvida bastante comum: Farinha de trigo é comida de verdade?

? O livro recém-lançado “Pizzarias que contam a história de São Paulo” de Gabriela Erbetta narra a trajetória de 10 das mais antigas casas especializadas na receita italiana em São Paulo. É um livro de leitura, não espere muitas fotos ou uma edição mais visual. O prefácio é do Luiz Américo Camargo.

? “Com certeza há cerca de 2% da população que precisa tirar o glúten (…) por causa das doenças celíacas. E algumas pessoas têm uma sensibilidade maior do que outras. Mas as pessoas tratam como se isso fosse alergia ao glúten, e não é. Não é tão grave assim.

O que acontece é que no processo de panificação antigamente, a fermentação era natural e bem mais lenta. Os micro-organismos digeriam mais o glúten. Já a panificação industrializada de hoje é rápida, muito brutal. Eles até colocam como ingrediente dentro desses pães o glúten refinado, para crescer mais rápido. Isso sim pode irritar nosso sistema intestinal. Comendo mais alimentos in natura você já volta a uma alimentação mais tranquila.”

Sophie Deram – Doutora em nutrição e professora na Universidade de São Paulo (USP)

Você já é assinante, mas não está recebendo a newsletter? Procure por “Amo Pão Caseiro” nos seus e-mails ou cadastre-se grátis para receber pelo Facebook Messenger.

Receitas e dicas sobre panificação no seu e-mail

Junte-se a mais de 20.000 apaixonados por pães e receba a nossa newsletter sobre panificação a cada 15 dias na sua caixa de entrada. É grátis! Leia a última edição →