Cada vez mais pessoas estão retomando o hábito milenar de fazer pão caseiro. É gostoso, saudável, barato, fácil e divertido.
O único problema é que é uma atividade extremamente viciante, começamos com o pão simples, tentamos o integral, o multi-grãos, experimentamos o recheado, arriscamos o croissant e nunca mais queremos parar. Cuidado!
Caso você ainda tenha dúvidas, aqui vão algumas motivos para começar:
1. É gostoso
Não sei se são os ingredientes, o ambiente ou todo o processo, mas depois que você come seu primeiro pão feito em casa, não quer mais comer pão de padaria. E de bônus ainda perfuma sua casa com o delicioso aroma de pão assado.
2. É saudável
Experimente olhar no verso da embalagem de um pão de forma ou de uma bisnaguinha. Além dos 4 ingredientes básicos, você encontra diversos conservantes e aditivos. O pão caseiro só precisa de 4 ingredientes: farinha, água, sal e fermento.
3. É barato
Você já tem tudo o que precisa para fazer pão caseiro: Um forno convencional, uma assadeira, uma colher de pau e duas tigelas de plástico. Os ingredientes são simples: farinha de trigo convencional, água mineral ou de torneira fervida, sal de cozinha e um saquinho de fermento biológico seco instantâneo (que você encontra em qualquer mercado).
4. Alivia o stress
Modelar e sovar a massa são atividades extremamente relaxantes. Aguardar o crescimento e respeitar o tempo de fermentação nos ajuda a controlar mais a ansiedade e fugir um pouco da pressa do dia-a-dia.
5. É fácil
Talvez a maior barreira para quem quer começar seja achar que é difícil ou que exige muita dedicação. Sovar a massa é simples, mas caso você não queira se arriscar no método tradicional, sugiro o método de esticar e puxar.
Siga os passos desta receita de pão caseiro e veja como é simples. Com um pouco de planejamento, você pode fazer a massa de noite e assar o pão de manhã.