Escolha uma Página

Utensílios para fazer pão

1. O que é necessário para começar

Comece pelo básico e com o tempo é legal (e divertido) ir aprimorando seu arsenal. Dos utensílios essenciais, provavelmente você só precisa comprar a balança.

Utensílios para fazer pão: Balança de precisão

Balança de precisão – Você pode improvisar com xícaras medidoras. Funcionam, mas a pesagem não é tão fácil e exata. Compre uma balança por menos de R$ 30 sem sair de casa.
Utensílios para fazer pão: Tigela redonda

Duas tigelas redondas – Use uma tigela para misturar e sovar os ingredientes e outra como tampa (de tamanho diferente) para cobrir a massa durante o descanso. Podem ser de plástico (mais baratas), vidro (permitem acompanhar o crescimento) ou cerâmica (mais bonitas). Dizem que as de metal interferem no desenvolvimento do fermento.
Utensílios para fazer pão: Pano de prato

Pano de prato – Use panos limpos, mas tome cuidado com aqueles que acabaram de ser lavados, ainda com cheiro de amaciante.
Utensílios para fazer pão: Bancada

Bancada de trabalho – Pode ser uma área seca perto da pia ou uma mesa de madeira. É importante que tenha uma boa altura (acima de 90cm) para não te deixar com dor nas costas. Por mais que você limpe, sempre vai sobrar farinha e pedaço de massa grudada na bancada.
Utensílios para fazer pão: Copo medidor

Copo medidor – Para medir os líquidos. Escolha o que tiver mais divisões na régua. É comum você encontrar receitas de pão onde a água é medida em gramas (para calcular a porcentagem de hidratação da massa), nesse caso você usa a balança.
Utensílios para fazer pão: Assadeira rasa

Assadeira grande – Que seja grande e que ocupe toda extensão do forno. De preferência rasa (para assar bem as laterais do pão) e antiaderente.
Utensílios para fazer pão: Luva térmica

Luva térmica – De pano ou silicone, ela é essencial para manipular a assadeira ou o pão dentro do forno. Prefira a luva com o punho mais comprido e se possível tenha duas.
Utensílios para fazer pão: Timer

Timer – Marcar os tempos corretos é essencial na panificação. Eu use o timer do celular ou do micro-ondas.
Utensílios para fazer pão: Forno

Forno doméstico – Pode ser forno a gás ou elétrico, que possui maior controle da temperatura e desliga automaticamente, mas é caro e gasta mais energia.
Utensílios para fazer pão: Faca de pão

Faca de pão – Um pão de fermentação natural tem a casca mais dura (como o pão italiano) e exige uma faca de serra poderosa.

2. Não são essenciais, mas ajudam bastante

Para quem já assou algumas fornadas e procura utensílios para fazer pão de maior qualidade.

Utensílios para fazer pão: Batedeira KitchenAid

Batedeira planetária com gancho – Substitui a trabalhosa sova manual, obtendo o mesmo resultado. A mais desejada é KitchenAId, mas existem outras marcas honestas no mercado. Precisa vir com o ganho próprio para massas.
Utensílios para fazer pão: Raspador de massa

Raspador de massa (coupe pâte) – De plástico ou metal, a lâmina reta e sem fio serve para dividir ou manipular a massa e raspar a bancada após o trabalho. Também é conhecido como espátula de padeiro.
Utensílios para fazer pão: Espátula Meia Lua

Espátula meia-lua – Para remover toda massa da tigela após a fermentação. Pode ser substituída por uma espátula comum de silicone (pão duro)
Utensílios para fazer pão: Peneira

Peneira – Alguns padeiros dizem que não há necessidade de peneirar a farinha, mas é importante arejar um pacote mais empelotado. Também serve para polvilhar farinha sobre a massa antes de colocar no forno. Escolha uma peneira grande com trama fina.
Utensílios para fazer pão: Fouet

Fouet – Para arejar a farinha você pode usar um fouet ao invés de uma peneira. Existe um modelo de fouet chamado Danish Dough Whisk que dizem ser ideal para misturar massas, mas eu nunca usei (se você já usou, escreva nos comentários abaixo).
Utensílios para fazer pão: Concha de cereais

Concha ou pá para cereais – Um utensílio próprio para pegar farinha e ainda serve para arejá-la (basta chacoalhar um pouco ao despejar o pó na tigela.)
Utensílios para fazer pão: Pote retangular

Pote retangular com tampa hermética – Para longas fermentações dentro da geladeira ou para guardar a massa do pão congelada. Compre potes com o maior tamanho que couber na sua geladeira.
Utensílios para fazer pão: Tapete de silicone

Tapete de silicone – Para colocar sobre a bancada e evitar sujeira. Não pode ser utilizado com raspadores de metal (use os de plástico).
Foto de um banneton

Banneton – Um cesto de vime usado na segunda fase da fermentação. Serve para manter o formato de massas mais hidratadas e imprimir uma textura listrada em sua crosta. Além disso, retira a umidade excessiva através das pequenas aberturas entre suas ripas.
Utensílios para fazer pão: Forma de bolo inglês

Forma de bolo inglês – Prefira as antiaderentes para não precisar untar a panela, pois a gordura irá influenciar no sabor do pão. O tamanho da forma precisa ser adequado ao tamanho da massa. Uma forma padrão geralmente suporta uma receita com 400 a 600 gramas de farinha.
Utensílios para fazer pão: Papel manteiga

Papel manteiga – Para forrar assadeiras que não são antiaderentes ou para massas muito hidratadas que acabam grudando. Eu também uso para transferir a massa do pão para a pedra refratária dentro do forno. Compre papel manteiga de qualidade com um lado fosco e outro brilhante.
Utensílios para fazer pão: Borrifador

Borrifador – Algumas borrifadas de água assim que a massa entrar no forno ajudam a criar o vapor necessário para um bom crescimento do pão.
Utensílios para fazer pão: Termômetro de forno

Termômetro de forno – Quando você medir a temperatura real do seu forno vai descobrir que as temperaturas assinaladas no botão indicador são irreais. O meu indica que vai até 250º, mas nunca passou de 200º.
Utensílios para fazer pão: Pedra de assar

Pedra refratária – É um utensílio caro, mas super recomendado. É mais fácil encontrar aquelas pedras redondas para pizza, mas eu sugiro a quadrada, que suporta até dois filões grandes ao mesmo tempo. A pedra deve ser colocada antes de ligar o forno. Ela demora para aquecer, mas ajuda a assar o pão de forma mais homogênea.
Utensílios para fazer pão: Grade de resfriamento

Grade de resfriamento – Assim que sai do forno, o pão deve ser colocado por uns 10 minutos em uma grade de resfriamento. Isso permite a circulação do ar na parte de baixo e evita que o pão amoleça. Você pode improvisar usando uma boca do fogão (desligada, obviamente).
Utensílios para fazer pão: Avental

Avental – Ajuda a manter suas roupas limpas durante a manipulação da massa e não deixa de ser elegante.
Utensílios para fazer pão: Escova

Escova – Uma escova de cerdas grossas para limpar a bancada, os cestos de crescimento e a pedra refratária.

3. Você não precisa deles, mas são sonho de consumo de qualquer padeiro amador

Aqui entramos numa fase para quem pretende se profissionalizar ou que costuma levar seus hobbies muito a sério.

Utensílios para fazer pão: Caçarola oval

Panela de ferro fundido – A caçarola não pode ter cabo de madeira ou plástico, pois é colocada dentro do forno. Na primeira parte do cozimento, com a tampa fechada, ela conserva a umidade ao redor do pão, permitindo o crescimento em sua totalidade. Após retirar a tampa, uma crosta se forma sobre a superfície da massa.
Utensílios para fazer pão: Pá de padeiro

Pá de padeiro – Muito comum em pizzarias, serve para transferir a massa do pão da bancada para a pedra quente dentro do forno. Para evitar que a massa grude, coloque-a sobre um papel manteiga, em seguida, deslize o papel e massa sobre a pedra. Sugiro uma pá estreita (para manipular mais de um pão dentro do forno), de cabo curto (para uso doméstico) e feita de madeira (pois a de metal pode arranhar a sua bancada).
Utensílios para fazer pão: Pano de linho

Pano de linho (Couche) – Linho puro com uma trama grossa e aproximadamente 60×90 centímetros. Usando no descanso do pão durante a segunda fermentação, retira a umidade excessiva da massa tornando-a mais macia. Precisa estar bem enfarinhado antes de usar e nunca deve ser lavado.
Pedra vulcânica para churrasqueira

Pedras vulcânicas – Essas eu ainda não testei, mas parecem que são bem eficientes para produzir vapor. Você encontra essas pedras em lojas que vendem utensílios para churrasqueiras. Preaqueça as pedras em uma forma de bolo ou em uma panela de ferro (que não tenha cabo de madeira, plástico ou borracha) e despeje água fria sobre elas (com muito cuidado) assim que colocar a massa dentro do forno.
Utensílios para fazer pão: Termômetro espeto

Termômetro espeto – Usado para monitorar a temperatura da massa, da água e do ambiente. Não precisa ser utilizado dentro do forno, então prefira os digitais.
Utensílios para fazer pão: Lame de boulanger

Lame de boulanger – Uma haste com uma lâmina curvada na ponta, própria para fazer incisões na massa do pão. É possível improvisar com uma lâmina de barbear presa em um pincel, espeto de churrasco ou hashi.
Utensílios para fazer pão: Assadeira para baguete

Assadeira para baguete – Com canaletas, própria para assar baguetes. Ajuda a otimizar o espaço dentro do forno e assar a massa por igual. É difícil encontrar assadeiras de baguete que cabem em um forno caseiro.
Utensílios para fazer pão: Porta pão

Porta pão – Elas prolongam a vida útil do pão em alguns dias e ainda enfeitam sua cozinha (sim, elas voltaram à moda!).
Utensílios para fazer pão: Moinho doméstico de cereais

Moinho de trigo doméstico – Para moer grão de trigo e obter farinha integral. Duas marcas conhecidas são as alemãs Kawos e KoMo.
Utensílios para fazer pão: Forno industrial

Forno industrial – Esse talvez seja a última fronteira do pão caseiro, levando você a profissionalização. São bem caros e exigem uma instalação especial, como tomadas de alta corrente e ponto de água.

IMPORTANTE: Clicando nas imagens acima, você é direcionado para lojas online que vendem os produtos. Fiz uma seleção com o que encontrei de melhor no mercado. Comprando por esses links você paga o preço normal, mas eu ganho uma pequena comissão da loja (de 2% a 5%). Isso me ajuda a manter esse blog no ar. Obrigado!