Farinhas brancas brasileiras
As minhas preferidas
Rosa Branca
Correcta
Onde encontrar: Extra Hipermercados, Carrefour, Sonda Supermercados, Tenda Atacado, Assaí Atacadista, Giga Atacado, Makro e outros
Anaconda Premium
Moinho Anaconda
Onde encontrar: Zaffari, Supermercados Mambo, Atacadão, Assaí Atacadista, Makro, Spani Atacadista e outros
Venturelli
Moinho Globo
Onde encontrar: Hipermercado Bergamini, Hipermercado Big, Super Muffato e outros
As mais indicadas pelos leitores
Nita
Nita Alimentos
Onde encontrar: Angeloni Supermercado, Assaí Atacadista, Atacadão, Tenda Atacado e outros
Finna
M. Dias Branco
Onde encontrar: Extra Hipermercados, Pão de Açúcar e outros
101 Premium
Moinho Santa Clara
Onde encontrar: Assaí Atacadista, Makro, Spani Atacadista, Roldão Atacadista e outros.
Farinhas brancas orgânicas
Paullinia Orgânica
Moinho Ecológico Família Gabe
Onde encontrar: Feira do Produtor Orgânico no Parque da Água Branca em SP e Leveda Padaria Artesanal
Mirella Orgânica
Ocrim
Onde encontrar: Extra Hipermercados, Pão de Açúcar, St. Marche e outros
Farinhas integrais
Fazenda Vargem
Ocrim
Onde encontrar: Casa Santa Luzia e outros
Mirella Orgânica Integral
Ocrim
Onde encontrar: Extra Hipermercados, Pão de Açúcar, St. Marche e outros
Farinhas importadas
Para fazer pão
Superiore
Le 5 Stagioni
Onde encontrar: lista de revendedores no site do moinho
Tipo 1
Caputo
Onde encontrar: Farinhas Italianas e Loja Chef SB
Cuoco
Caputo
Onde encontrar: Casa Santa Luzia, St. Marche, Farinhas Italianas e Loja Chef SB
Para fazer panetone ou croissant
Manitoba
Le 5 Stagioni
Onde encontrar: lista de revendedores no site do moinho
Manitoba Oro
Caputo
Onde encontrar: Casa Santa Luzia, St. Marche e Loja Chef SB
Bagatelle T45
Foricher
Onde encontrar: Estação dos Grãos e Loja Chef SB
Para fazer pizza
Pizzeria
Caputo
Onde encontrar: Loja Chef SB
Pizza Napoletana
Onde encontrar: lista de revendedores no site do moinho
Conhece outras farinha para pão?
Já teve uma experiência diferente com as farinhas apresentadas ou quer indicar outras marcas? Por favor, deixe seu comentário logo abaixo.
A melhor sem dúvida é a molino Caputo. Reconhecida pelos grandes pizzaiolos internacionais. Difícil achar no Brasil mas eu achei na casa Santa Luzia
Olá Ignacio, inclui sua sugestão e aproveitei para dar uma atualizada no post. Obrigado! https://amopaocaseiro.com.br/farinha-para-pao/
Obrigado Adriano!
Uma reportagem bem legal sobre o moinho Caputo → http://bit.ly/2cWSZe0
Sempre tive muita dificuldade com a caputo vendida na casa santa luzia. Ela é muito fraca pois não é a para pizza ou pão. Já tentei todos os métodos. A única vez que a rede de gluten ficou resistente foi quando adicionei 20% de farinha manitoba. Abs
Que estranho. Pra mim funcionou perfeitamente. Acho que tem 2 tipos de farinha Caputo…a que vêm numa embalagem vermelha e a outra que é vêm numa embalagem branca que é a vendida na casa Santa Luzia. Eu uso o pacote vermelho e acho a melhor.
Outra questão são as marcas brasileiras aonde uma farinha Dona Benta no RS pode ser diferente em SP por exemplo. Não tenho certeza mas tenho a impressão que uma farinha nacional, mesmo sendo da mesma marca, pode ser diferente dependendo do Estado aonde é vendida
É isso mesmo, a vermelha é mais indicada para pães. A da embalagem branca é para pizza. A ideal seria a Manitoba Oro, mas não sei se dá para encontrar aqui no Brasil. Vejam no site do fabricante -> http://www.mulinocaputo.it/farine
Utilizo a farinha Famiglia Venturelli do moinho Globo do Paraná. 14% de proteína e tem dado excelentes resultados. É nacional e barata. Uso para fazer pães.
Olá Americo, obrigado pela indicação!
Verifiquei as Informações Nutricionais de todas as farinhas do moinho Globo do Paraná e em nenhuma encontrei a informação de 14% de proteína… Algumas tem informação de no máximo 9%
Eu também gosto bastante de utilizar a Venturelli, e sim no site e no rótulo consta 7gm de proteína para porção de 50gm do produto, os 14% mencionado.
Já na farinha integral eu prefiro o Jasmine moído em pedra, mas ultimamente tenho utilizado o dona benta moído em moinho de pedra, por ser mais fácil de encontrar e mais barato também.
Uso a farinha Arapongas com 14% de proteína e a Anaconda Premium com 10% de proteína. . A Anaconda Premium é mais clara e parece que o pão fica mais macio. São farinhas boas para fazer pão e de bom preço. Já usei a Venturelli, porem é um pouco mais cara, mas é uma excelente farinha.
Olá Euclides, obrigado pelas dicas. Vou experimentar a Venturelli, não conheço.
ola gente, sou italiano aquì no brasil as farinhas sao diferentes em respeito ao que estou acostumado. Na pratica encontro sò o tipo 1 (brasileiro). Na italia temos 00(doces) 0 (pao) 1 (pizza-pao professional) 2(nao encontra), no supermercado encontra sò 00 e 0 raramente 1; da 0 atè 1 as proteinas minimas sao 12%.
1) Pra fazer paos e pizza entao preciso ler se tem mais de 12% de proteinas no rotulo?
2) encontrei uma che se chama “semolina” mais no rotulo nao tava indicado se è de trigo duro (triticum durum). onde posso encotrar trigo duro?
3) se encontra uma farinha chamada manitoba? (sò manitoba pra melhorar o % de glutem)
obrigado pra respostas
Olá, vou tentar responder as perguntas:
1. O teor de proteína indicado no rótulo da embalagem não está relacionado com a força do glúten.
2. A farinha de semolina é mais indicada para o preparo de massas
3. Farinha manitoba só importada http://www.ruadoalecrim.com.br/farinha-de-trigo-italiana-00-caputo-manitoba-extraforte.html
obrigado, agora entendì porquè nao encontro boa pizza (apesar que nein encontro mozzarella de verdade) e pães todos eguais no supermercado e padarias. Com uma farinha sò nao pode criar muitas coisas diferentes.
1)a força è capacidade de absorver liquidos e c02 na levitaçao mais tambem è relacionada as proteinas, o que quero saber è como encontro uma farinha pra fazer pizza que nao seja aquela fraquinha dos doces. Todas tem escrito tipo1 nao tem tipo diferentes entao preciso ler % de proteinas ou nao?
2) Absolutamente nao. Usada 100% pra massa, misturada dà um pão ben melhor. Na italia do sul todo mundo usa trigo duro a 00 sò para doces. Olha que o altamura, carasau, ciabatta, pugliese,toscano, mediterraneo, taralli, sao todos pães italianos 100% de trigo duro.
Entao se è escrito semolina, no brasil com certeza è triticum durum? o que estou procurando mais do que o manitoba ou a tipo 1 (europea nao brasilera)
ps a caputo deve ser boa pra importaçao, a gente na italia nao usa (nunca vi na vida “real” so no internet) porque cada 50km tem um moino onde pode comprar materias mais frescas, como farinha da polenta (nao aquela precocida industrialmente o milho puro moido ) que no brasil nao encontro tamben
Em troca aqui encontro muitas frutas e muita carne boa
No Brasil, a farinha de trigo é classificada em 3 tipos: Tipo 1, Tipo 2 (não é vendida nos mercados, sendo mais utilizada na indústria de biscoitos) e Integral. A classificação de farinha tipo 1 brasileira não tem nenhuma relação com a farinha tipo 1 italiana.
Sugiro que você teste algumas dessas marcas que listei no post. Embora sejam todas tipo 1 e com 10% de proteína, é possível conseguir pães de qualidade com algumas delas.
Sei que dá para fazer pão com um pouco de farinha de semolina, mas nunca vi pão com 100% de semolina. Vou pesquisar…
Também não sabia que a Caputo não fosse tão comum nos mercados da Itália.
Obrigado pela troca de experiências!
A farinha brasileira comum é forte, pode ser usada e comparada a maritoba italiana.
A grano duro é chamada de Farinha de Sêmola/semolina grano duro, mas é mais difícil de se encontrar.
No Carrefour tem. Custa 11,00 reais
Manitoba a granel aqui:
http://www.lojacasadesaron.com.br/farinaceos/farinha-de-trigo-manitoba-italiana-00-le-5-stagione-a-granel-preco-kg.html
Boa! Será que dá para usar pura ou precisa misturar com uma farinha mais fraca?
Adriano, não tenho experiência suficiente para saber. Ontem eu fiz uma receita de 4g de fermento instantâneo com crescimento de 5 horas. Usei 800g de farinha 11,4% proteina e 200 gr de semolina (14%). A massa fica tão bonita, mas não sei onde estou errando que não consigo modelar direito. Quando sai do ‘proof’ a massa desaba e eu acabo tendo que modelar de novo. O pão ficou bem aerado mas sempre parece que estou fazendo algo errado.
Você consegue fazer a mesma receita com uma farinha nacional comum? O problema está na farinha ou no processo? Tive esse problema com a farinha 5 Stagioni clássica (embalagem azul), a massa ficou mole e rachou dentro do forno. Ela é muito fraca para pães.
Essa receita é a 2a vez que tento. É a 1a receita do livro do Ken Forkish que te indiquei em outro post. A 1a vez que tentei fazer fiquei atrapalhado com a quantidade de água e enchi a massa de farinha (além do especificado). Obvio que a massa ficou firme e bem moldada porque estava dura. E o pão ficou ‘massudo’ sem os buracos de ar, etc.
Desculpa não sei se os comentários é o melhor lugar para tirar dúvidas, mas o que tem me deixado mais indignado é em relação ao tempo de ‘bulk fermentation’ e ‘proofing’. Eu não estou sabendo definir esses tempos, o livro cita entre 2 e 3 horas, 4 e 5. Eu não consigo definir porque eu tiraria em 4 ou em 5. Ontem, quando eu tirei a massa do ‘bulk’ para modelar e deixar no cesto, eu coloquei uma bolinha num copo d’agua e essa bolinha subiu antes do tempo de 1 hora (previsto na receita) para o proofing. Ai eu tirei a massa do cesto pra ir pra panela de ferro assar. E ela não tinha segurado muito bem a forma, eu tive que remodelar ela rapidamente. Muitas bolhas de ar em cima da massa também. Alguma sugestão?
Oi Alexandre, algumas dicas: 1. domine o processo com uma farinha nacional simples e depois tente uma importada, isso vai te poupar um bom dinheiro e é possível fazer um pão razoável com qualquer farinha. 2. faça a autólise de 2 horas, misturando somente farinha e água. Isso ajuda a manter a estrutura do pão. 3. a fermentação dependem muito mais do crescimento da massa do que do tempo, tente usar sempre a mesma quantidade de farinha e a mesma tigela para perceber se a massa cresceu o suficiente. Espero ter ajudado!
Adriano, obrigado. Vou tentar ser menos pragmático e mais observador. Me responderam uma dúvida assim em um vídeo do youtube: “Olhe a massa, não o relógio”.
Adriano conseguiu fazer a sua receita? Você pode usar o Melhorador de Farinha Pão Certo da fleischmann para aumentar a quantidade de proteína das farinhas nacionais deixando ela mais forte.
Boas dicas
Coloca ela no congelador um pouco para vc conseguir modelar.
elar.
Encontrei algumas farinhas Italianas neste site: http://www.ruadoalecrim.com.br/farinha-de-trigo-italiana-00-caputo-manitoba-extraforte.html
Purk naum volta pra italia intaum seu animal?
Na Av. Mercúrio, perto do Mercado Municipal vc encontra estas farinhas especiais ( Av. mercúrio, 86 SP) Empório do Arroz Integral
Olá
Estou procurando farinha de trigo para fazer a massa Pan, ou pão tipo os de padaria, já procurei em todos os hipermercados de Brasília e não encontro, nas padarias eles não vendem, nos atacadões eles não vendem. Onde posso encontrar?
Olá Juliano, seria alguma marca de farinha específica?
Esse é o problema, eu não sei nem qual farinha utilizar, sei dizer que essa farinha tem mais glúten que essas encontradas nos supermercados tradicionais. A farinha de pão, ao levar mais quantidade de glúten, permite gaseificar a massa sem problemas e aumentar o tamanho do alimento que está sendo cozido consideravelmente. Assim, costuma-se utilizá-la, sobretudo em confeitaria, para fazer pão, donuts caseiros, bolos esponjosos, brioche, etc. Com este tipo de farinha o fermento exerce sua função rapidamente já que tem muita quantidade de glúten para absorver.
Juliano moro em BSB também, tem um moinho em Brasília que vende uma farinha com 13% de proteina, eu usei e gostei muito. Farinha BSB muito boa mesmo voce vai gostar, usei para fazer panetone e baguete e ficou muito boa. Espero ter ajudado.
Que notícia maravilhosa, conheço essa marca sim, mas não sabia que eles tinham farinha com esse percentual. Onde foi que você comprou? poderia me passar o endereço? por favor.
Olha ! Foi minha esposa que comprou, ela falou que foi em um mercadinho de bairro. Bem procura em mercado pequenho ou entra em contato direto com o fabricante, não deve ser difícil com o google. Boa sorte.
Amigo, encontrei a farinha de trigo BSB conforme você me falou, exatamente em um pequeno mercadinho de bairro. Obrigado pela indicação.
Espero que goste desta farinha. Fiz panetone e roscas natlinas com com fermentação de 12hs. Ficaram uma delícia bem molhadas e macias.
Boa sorte.
Pelo que tenho lido, quanto maior a % de proteínas, maior a absorção de água na massa. Sendo assim, receitas ‘molhadas’ com alto grau de hidratação vão precisar de um pouco mais água se utilizadas com as chamadas ‘farinhas de pão’ com 14% ou mais de proteína. No livro do Ken Forkish ele sugere a farinha King Arthur Organic All-Purpose Flour, com 11.8% de proteína, mas não encontrei por aqui.
Tenho tido muitos problemas em relação à hidratação da massa. Não importa a quantidade de folds na massa que ela não segura forma de jeito nenhum. Estou pensando em trocar a farinha e ver os resultados.
Utilizo a marca de farinha dona Maria e medalha de ouro, quando uso a dona maria até que o pão francês sai com um Boa qualidade mas quando uso a medalha de Ouro o pão frances não sai la essas coisas, sendo que a farinha medalha de Ouro pede mais água que a dona Maria e é também uma farinha mais pesada, ultimamente aumentei o açúcar e o pão está com um aspecto melhor.
Trabalho em uma pacificadora no Ceará. ..
Nunca utilizei essas marcas de farinha que você colocou ai.
Olá Júnior, as opções de marcas de farinha variam muito de acordo com a região do país. Obrigado pela sua dica!
Olá! Eu uso a farinha graziella extra clara. Muito boa! Abraços!!!
Oi Luciana, obrigado pela sugestão, eu não conhecia essa marca. Você é de Minas Gerais? Procurei no Google e só encontrei um fornecedor de Contagem/MG que não entrega em SP 🙁 http://www.novasafra.com.br/farinha-de-trigo-comprar-na-nova-safra/farinhas-de-trigo-de-25-kg/trigalia/f/-Farinha-de-Trigo-Para-Pizzas_-Salgados-e-Massas-Frescas-Tipo1-0000-Graziella-25-Kg-
Alguém já utilizou a farinha de trigo branca orgânica da marca Ecobio do RS? O sabor é excelente e na embalagem está mencionado 7g de proteínas! No meu caso que não sou um conhecedor de panificação, verifico que após a fermentação de 14 horas, a massa fica extremamente úmida e com uma aguadilha marrom no fundo da tigela (Utilizo a receita de pão rústico do Jim Lahey). Não sei o que isso significa, apenas que não deveria assim. Agradeço se alguém souber explicar-me o que poderá estar acontecendo.
Olá Henrique, isso só acontece com essa marca de farinha?
Bom,adorei o resultado da manitoba oro do moinho caputo!!
Mas preço alto,então costumo comprar a farinha renata,muito boa
Boa, vou incluir a farinha Renata na lista!
Adriano, fiquei um tempo sem praticar o pão branco simples, o primeiro do livro que indiquei do Ken Forkish. Meus bannetons chegaram e comprei uma farinha no Sam’s Club (http://www.bungeprofissional.com.br/Produtos/farinha%C2%A0de-trigo-suprema-para-pizza—pl%C3%A1stico). Depois de ter falhado miseravelmente no primeiro uso do banneton (a massa saiu do cesto toda molenga e deformada), resolvi testar duas coisas diferentes: a farinha acima e água fria ao invés de água morna. O resultado? Acredito que meu primeiro pão realmente bem feito. Os tempos citados no livro (5 horas bulk fermentation + 1 hora proofing no cesto) foram respeitados e o pão saiu do banneton lindo como nunca. Firme e cheio de gás. Fiquei muito satisfeito e acredito que a farinha foi a grande responsável. Até então eu estava usando a farinha ‘Boa Sorte’ e uma italiana 00 chamada Molina.
Enfim, deixo a dica dessa farinha pois me serviu, comprei a Bagatelle T65 a granel essa semana. Ainda não recebi, vou testar no fim de semana.
Abraço.
Oi Alexandre, obrigado mais uma vez pelas dicas! Uma dúvida, no link que você enviou existem duas farinhas: Alterosa e Alvear. Qual das duas você usou?
O link foi cortado. A que eu usei foi a FARINHA DE TRIGO SUPREMA PARA PIZZA – 5KG. https://uploads.disquscdn.com/images/05d77fb7fc54a397989f94c271017e6dc7dc34b98589ed975f75747de38721c1.jpg
Obrigado!
recomendo leitura.: http://gastrolandia.com.br/capa/a-ma-qualidade-da-farinha-brasileira-sem-saber-comemos-alvejante-e-melhoradores/
uso Garfofallo – no Eataly tem.
Olá Eduardo, a farinha que você indicou seria a Garofalo? Eu não conheço, mas parece bem boa: http://farine-garofalo.com/
Das marcas nacionais citadas, já utilizei todas, eu gosto mais da Renata, a Dona Benta é a que menos gosto, principalmente para pão. Na enquete eu respondi outros, porque minha preferida é a Orquídea, mas é uma farinha vendida no sul, a normal é perfeita para pães, pizza, etc., tem a massa fresca, é perfeita para massas.
Sinto falta nas farinhas uma identificação mais adequada quando ao tipo de trigo, moagem, classificação, para saber qual a melhor para pão, pizza, massa, e outros produtos a base de farinha.
Das nacionais já testei a Boa Sorte e a Renata, não tive sucesso com nenhuma das duas. A Renata usei a integral. Acabei de comprar a Bagatelle T65, vou testar hoje num poolish harvest bread. Amanhã posto resultado. 😀
Estou iniciando na descoberta de fazer pão artesanal, e moro em cachoeiro de Itapemirim-ES, não tenho muita opção. Já utilizei a Dona Benta especial, mas comprei em um loja de artigos para padaria a farinha Pureza Premium Tipo 1 do Molino Argentino Cañuelas Saficia
Eu tenho usado a Cañuelas tipo 0000 para minhas pizzas aqui em SC. Custa coisa de R$ 2,00 o quilo. É melhor do que as nacionais que usei anteriormente na mesma faixa de preço. Segundo a fabricante, a 0000 seria a indicada para pizzas e bolos. Para pães de longa fermentação, o ideal seria a 000, que não encontrei em lugar algum.
Meu problem é: minha pizza é de longa fermentação, então, na minha opinião, mesmo sendo superior às demais (inclusive melhor que a Supreme para pizzas, da Bunge), ela ainda não é o ideal. Eu gostaria de fazer metade 0000, metade 000, e ver o resultado.
Oi Paola, obrigado pelas informações. Na teoria, as farinhas argentinas 0000 seriam mais indicadas para confeitaria, para panificação você pode usar 000 e também a 00. Mais informações https://amopaocaseiro.com.br/classificacao-das-farinhas-italianas/
Justamente por isso enviei uma sugestão ao lugar onde compro essa farinha para que comecializem também a 000. Onde moro, a Cañuelas é a única farinha que me informa minimamente a força do glútem, e apenas por ser argentina e vir, portanto, com a classificação argentina no pacote. Quero muito testar a 000 aqui em casa (duvido muito que um dia encontre a 00).
Uso a Bella 0000 (14% de proteína) de origem Paraguaia ou a Primor da Bungue (11% de proteina).
Olá Vitor, obrigado pela dica, vou incluir a Primor na lista.
Caso queira ver os Pães que faço, é só visitar: https://www.facebook.com/Quitandas-da-Coronel-367741346712493/
Muito bom! Já curti a página.
Parabéns Vitor, lindos teus pães. Pena que estou longe, fiquei com água na boca!
Olá Vitor onde vc compra essa bela com 14% é em alguma loja online ? a Primor são 13% de proteina.
A Primor baixou para 11% e a Bella 0000 eu compro em uma distribuidora aqui da baixada santista, e ela tem 16% de proteínas. https://uploads.disquscdn.com/images/4448f1827c2182cde0d172626bcf5241caeafef049ee3f1b1c992bf8c62effdd.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/d07d56ad71ac7525a89591b9238696a13cda632a20701ac9506fc54f27089a64.jpg
Estou na baixada também, poderia informar o endereço e o nome desta distribuidora? Obrigado.
Telefone da Polasse e Polasse Importacao e Exportacao Ltda., (13) 3461-7608. Eles mudaram de São Vicente para Praia Grande, mas entregam em algumas cidades da Baixada Santista, sem custo adicional. Sucesso!
https://www.facebook.com/quitandasdacoronel/
Valeu Vitor Ricardo. Uma pesquisa rápida no google informa que estão agora na rua Quito, 51, na Guilhermina, Praia Grande/SP, (13) 3235-7937 / (13) 3321-3245. [email protected], mas estas informações precisam de confirmação. Tentarei os telefones, se não der nada vou dar um pulinho lá, é do lado do Extra da Guilhermina na Pres. Kennedy.
Telefone (13) 3461-7608
Em 29/04/2017 21:25, Disqus escreveu:
“Estou na baixada também, poderia informar o endereço e o nome desta distribuidora? Obrigado.”
[Disqus] [X] Settings [X]
A new comment was posted on Amo Pão Caseiro
Olá! Cuidado para não confundir o percentual de proteína da farinha com o percentual de recomendação nutricional diária!
Se esta tem 8g de proteínas por 50g de farinha, significa que tem 16g por 100g, ou 160g por 1kg, que seria o equivalente a 16% de proteína, o que é bastante esquisito na minha opinião… nunca vi tanta proteína em uma farinha de trigo. A com maior teor pode chegar a 14,5, pelo que lembro.
Daniel, obrigado pelo esclarecimento, essa dúvida é bastante comum. Como o Vitor esclareceu, o rótulo que ele publicou é da Bella 0000 (16%) e não da Primor (11%). Eu também tive essa mesma impressão quando olhei a foto
Telefone da Polasse e Polasse Importacao e Exportacao Ltda., (13) 3461-7608. Eles mudaram de São Vicente para Praia Grande, mas entregam em algumas cidades da Baixada Santista, sem custo adicional. Sucesso!
Usei a primor e achei péssima. Minha pasta madre ficou com cheiro de cola e a fermentação beeeem lenta, minha massa não desenvolveu bem com essa farinha. Usei a Finna que é a mais barata do que a Dona Bena que é a que eu gosto de usar.
Sim, o preço não é determinante para a qualidade da farinha. Eu compro a Anaconda por menos de R$ 3 o quilo e acho uma das melhores farinhas para pão.
farinha de segunda
Oi Gustavo! Tudo bem! Você gostou do resultado da Finna? Sempre vejo nos mercados mas nunca comprei. Vou testar! Obrigada por compartilhar sua experiência!
Eu gosto muito e uso sempre. Comecei meu levain com essa farinha e desenvolveu muito bem. Acho que vale apena testar farinhas comerciais pra uso doméstico uma vez que as importadas e as de moinhos do sul são muito caras para envios para alguns estados. Morava em Natal e não tinha acesso fácil e com custo razoável de farinhas melhores
Usei a Primor e obtive um excelente resultado para fazer pão rustico. Custo benefício muito bom !!
Eu acho que a Mirela Integral não é verdadeiramente integral. Na lateral do pacote está escrito que é uma mistura de farinha branca com fibra de trigo. Pelo menos são honestos, mas onde estão os outros componentes de um grão integral?
Oi Maria Cristina, eu tenho usado a Dona Benta Integral e tenho gostado bastante do resultado http://www.donabenta.com.br/produtos/farinhas/farinha-de-trigo-integral-dona-benta-1kg+63
Oi, Adriano! Misturando farinha de glúten à farinha de trigo tipo 1, resultaria num pão melhor?
Alô Adriano! Misturando farinha de glúten à farinha de trigo tipo 1, resultaria num pão melhor? Queria saber se vale a pena e como fazer essa mistura…obrigada
Boa pergunta, nunca usei a farinha de glúten. Experimente uma mistura de 10% de farinha de glúten e 90% da convencional, pode dar certo.
eu uso a suprema especila para panificação tem a partir de 25 kilos maravilhosa
e quando eu penero 2 vezs dá para fazer bolos deliciosos
Oi! Adorei o site! Obrigada por compartilhar o conhecimento! Uso a La Molisana, da Itália. Moro no Rio de Janeiro e tenho encontrado no Supermercado Zona Sul.
Oi Lucia, obrigado pela mensagem. Já usei a “00” da La Molisana, mas não gostei do resultado. Qual você utiliza?
Eu uso a 101 Premium, não a de Pizzas. É uma farinha muito boa, mas não tão boa para massas elásticas, acredito que seja como uma 00 brasileira, porque é bem clarinha. Estou procurando uma alternativa boa para ela, inclusive para outras receitas que não as de pão (00 é um veneno!).
Já usei a Primor, da Bungë, e é a que tem mais proteínas dessas marcas mais comuns (6,5g contra 5g em média nas outras, para 50g de farinha, o que representa aí 13% aproximadamente).
Sabemos que quanto mais proteína mais gluten, por isso se encontrarem uma farinha, mesmo que não conheçam a marca, nacional ou importada, vale experimentar: eu encontrei uma num mercadinho uma vez, uma marca nacional X lá, que eu nem lembro o nome, tinha quase 8g de proteína! Fiz pães excelentes com ela mas, infelizmente, nunca mais encontrei.
Esse vídeo é muito interessante: https://www.youtube.com/watch?v=zDEcvSc2UKA. Ele mostra a rede de gluten que se forma numa massa feita com farinha para pães (mais gluten) e outra com uma farinha para bolos (menos gluten), e a diferença é brutal. Não só a quantidade de proteína mas a qualidade com a qual ela se forma também.
E uma coisa importantíssima que ele fala no vídeo, para quem não entende inglês direito: as farinhas 00 são horríveis para pão, porque os processos de produção, inclusive o de branqueamento, fazem com que o gluten fique mais fraco, quebradiço.
Como eu disse no início do comentário, as 00 são um veneno e quem me disse isso foi um italiano com quem eu trabalho. Isso porque os processos de produção introduzem químicos, é uma farinha que vai tendendo à pureza (como o açúcar branco refinado) e, com isso, separando-se do seu contexto original (a planta do trigo), vai perdendo componentes que auxiliam na digestão da mesma, ou seja, a naturalidade.
Apesar disso, eu não gosto de pães integrais, por conta da falta de elasticidade da massa (quando feita somente com farinha integral), mas procuro não ir para farinhas muito claras por conta disso do outro lado… é realmente difícil encontrar um meio termo.
Enfim, espero ter contribuído com algo! Abraços a todos e excelentes pães!
Olá Mateus, obrigado pelas suas dicas, adorei o vídeo. Só um lembrete para quem for ler seu comentário: não confundir a farinha 00 italiana com a 00 argentina, que é boa para panificação. A classificação de cada país é completamente diferente. Mais informações aqui https://amopaocaseiro.com.br/classificacao-das-farinhas-italianas/
Ah sim, eu mesmo não sabia que tinha essa mesma ordem de classificação na Argentina. Vou ler o post que indicou, obrigado.
Um outro ponto interessante é que tem horas que você se vê tendo que improvisar, né? hahahahah… ontem mesmo eu fui fazer um pão que costumo fazer aqui mas, como sempre, eu modifico a receita.
Numa vez, ao invés de água, coloquei chá mate, noutra estava fazendo um doce com laranjas e usei o resultado da peneira do suco no pão, gordura de bacon, batata, madioquinha (essa é fenomenal), etc etc etc.
Ontem o que aconteceu foi que eu misturei batata à massa e, ao ir preparando, me dei conta de que iria faltar farinha. Acabei usando um pouco da de semolina, grano duro, que tinha por aqui, pra completar o ponto, hahahahahahaha…
O resultado ficou excelente! Fiz bisnaguinhas, pães de hambúrguer (baixos, como prefiro, pra ficar numa proporção bacana no sanduíche), e um pão de forma.
Enfim, a moral da história é: experimentação. Mude um pouco, sempre observando como aquela adição ou remoção, ou jeito, ou tempo, modificou o resultado final. Para mim é o mais legal na hora de mexer com cozinha.
Gosto de usar a farinha Coamo, muito boa, excelente.
La Molisana
Uso a Veneranda. Aqui em Porto Alegre é a melhor que tem. Obrigada pelo blog!
Olá, obrigado pela visita!
Farinha Italiana chegando agora no mercado e com preços excelente, chama-se Selezione Casillo,
a unica fechada a vacuo no mecado, evitando problemas de estocagem e insetos ou vemes. Farinhas W220 e W280, semolas tambem, vale a pena testar.
Legal! Você sabe em que regiões ela será distribuída? Já viu em algum mercado? Aqui em SP eu ainda não vi essa marca para vender
Boa qualidade de farinha e semola garanto porquê da italiano è da minha terra !!
André, eu gosto da Farinha Globo, mesmo moinho da Famiglia Venturelli, a diferença está apenas no preço que a Globo é bem mais barata. Local de moagem, informações nutricionais, tudo igual a da Venturelli.
Se as informações estão corretas na embalagem, acho que é a farinha nacional mais forte, informa que tem 9% de proteína.
Boa, vou incluir na lista. Valeu!
Adriano, posso utilizar um “melhorador de panificação” (amido de milho – Bacills thuringiensis, Streptomyces tumefaciens) da marca Fleischmann – junto com a fermentação natural, na embalagem do produto recomendam 1,2% sobre o peso da farinha utilizada, fiz um teste e até que ficou um pão bonito e aerado. OBS: utilizo o fermento natural na proporção de 1 para 4, está correto ??
@adrianoribeiro:disqus Quanto a Mirella Integral, ela é uma mistura de farinha com farelos de trigo e assim aumento no número de fibras pra entrar como integral, diferente daquels marcas como a Sohne que é o grão inteiro usado no processo.
Já haviam me dito isso ? Vou incluir essa informação na página e tentar confirmar com o fabricante. Obrigado!
Estou obtendo um bom resultado com a Granfino. Me surpreendeu. Tem 10% de proteína, dessas mais comuns é a melhor para mim.
Não conhecia essa marca, vou inclui-la na lista. Obrigado!
O contato com o pessoal da Paullinia não teve sucesso. Vendem somente para empresa em grandes quantidades. Mesmo seguindo o conselho do post e mencionando o blog, o máximo que consegui da Nadia Syperreck que responde o contato por e-mail foi procurar na feira de orgânicos do Parque da Água Branca (aos sábados) e no Café Dazô em Perdizes (que não vende).
Olá Rodrigo, obrigado pela informação, vou atualizar a página. Entrarei em contato com o pessoal da Paullinia para ver se existe alguma outra forma de adquirir o produto
Enquanto isso a Anaconda Premium é realmente a minha preferida.
Oi! Boa tarde! Tenho utilizado a farinha de trigo PRIMOR, com excelentes resultados nos meus pães. Se vocês nunca usaram, experimentem que vão gostar para os pães integrais a Dona Benta Reserva Integral é realmente a melhor. Sueli.
Boa tarde, nós fazemos pães orgânicos utilizamos a farinha Ecobio excelente farinha, mas, não é muito fácil de ser achada. Produzida no Rio Grande do Sul, Coronel Bicaco.
Caio, obrigado pela indicação! Interesante é que eles vendem online http://www.ecobiosaude.com.br/categoria/farinha?cod=1
a la molisana farinha italiana tem OO é excelente para paes e algumas coisas da culinaria italiana fiz e ficou maravilhosa.
falta nesta lista a farinha germani …esta fazem massas no rio grande do sul ,muito boas e otimo preço
Obrigado pela dica! Uma pena que no site eles não divulgam as farinhas (apenas massas e biscoitos) http://www.germani.com.br/
Queria saber se conhece pra me indicar alguma que não use o Peróxido de benzoíla como branqueador?
Boa pergunta, mas não sei responder. O fabricante não é obrigado a incluir no rótulo o uso do peróxido de benzoíla no processo de produção da farinha. Se você descobrir alguma marca que não usa, avisa a gente aqui 😉
Adriano, para minha alegria encontrei ontem mesmo a marca COAMO integral, na embalagem já vem descrita como moída em moinho de pedra e já avisando que não cresce tanto o pão como as brancas, fiquei bem feliz também pq o preço é bem acessível! 🙂
Sim, as farinhas integrais moídas na pedra provavelmente não usam o peróxido de benzoíla. Na minha lista têm a Mãe Terra, Sohne e a Dona Benta Reserva Integral.
A Mirella também pode ser encontrada na rede de Supermercados Sondas. Hoje comprei a integral orgânica por 3,49 (oferta). A Mirella comum estava 2,15 e a orgânica 5,50. Você comentou sobre a Anaconda, pertinho de casa num mercadinho despretensioso no Centro de Sampa vende a 2,25. No Carrefour a “00” está 10,50.
Oi Luciana, obrigado pelas informações! Eu sempre compro a Anaconda no mercado Zaffari no shopping Bourbon em SP. O quilo geralmente está abaixo de R$ 3
Ja Usei a “la Molisana” 00′ para fazer pizza. Ficou muuuito boa, bem mais fácil de adicionar os ingredientes e encorpar. Também já usei a Renata integral para fazer bolo e massa de macarrão fresca. Precisa da farinha branca para dar liga, mas também fica delicioso
Oi Paola, obrigado pelas informações, vou experimentar a Renata Integral 🙂
https://uploads.disquscdn.com/images/71d610467193465da65786dbbbaf3056d094d387143f43c7bb023548b61982fc.jpg
Olá, bom dia! Achei versões de 5kg da NITA e ANACONDA emm minha cidade, no entanto versão para pizza, seria boa para pão tbm? Obrigado
Nunca testei a NiTA para pizza, mas geralmente as farinhas para pizza funcionam bem para pães
Ok, muito obrigado!
Bom dia. Comprei a La Molisana. Vc diz que “não conseguiu fazer pães”. Por ela não ter dado bom resultado ou por não ter tentado ainda? Não ficou muito claro!
obrigada, aguardo com minha farinha na dispensa por enquanto! 🙂
Ótomas informações. Obrigada por partilhar.
Oi Jackie, eu testei a La Molisana 00, mas não gostei do resultado. Aparentemente é uma farinha usada para confeitaria 🙁
Obrigada pela rápida resposta!
Achei sinceramente que a pergunta ficaria perdida no ciberespaço… 🙂
Comprei pouquinho e como pra mim qualquer pão é melhor que os que encontro em Florianópolis, vou fazer! Uma sugestão de empreendimento: uma boa padaria por aqui! Depois conto como ficou. 🙂
Farinha Venturelli = Utilizei recentemente a farinha branca e a Integral desta marca p/fazer pão integral. Excelentes!!!
O problema, é que em São Paulo sua venda acontece apenas nos Supermercados Bergamini que ficam na zona Norte.
Oi Marcia, não sabia que vendia a farinha Venturelli no Bergamini. Obrigado por compartilhar!
Adriano, no artigo você cita a Venturelli Premium, e a outra normal, é boa também? Eu tenho utilizado ela desde que comecei a fazer pães de fermentação natural (1 mês mais ou menos). Nunca tentei com outra daí não tenho comparativo ainda.
Olá, não percebi que haviam dois tipos. Eu ainda não experimentei essa marca, vou uma indicação de um dos leitores do blog. Valeu!
Olá , aqui onde moro, a Anaconda tem a tradicional, a integral , a para pizza,para pães e, se não estou enganada tem também para bolo. Moro em São José dos Campos SP e compro no Spani atacadão e varejo e só vendem pacotes de 5 quilos. Da última vez que comprei custou R $ 10,00 e gostei muito da tradicional,mas não usei,ainda, dos outros tipos.
Oi Marta, obrigado pelas dicas. Inclui na nossa lista de fornecedores no estado de São Paulo https://amopaocaseiro.com.br/fornecedores/sao-paulo/
Farinha branca TORDILHO distribuída no Rio grande do sul, produção Argentina.
Olá, obrigado pela indicação da farinha. Vou incluí-la na próxima atualização da página.
Olá, compro na Casa Santa Luzia a farinha Caputo (Manitoba- farinha forte), costuma ser o lugar mais em conta.
Faço pão com levain e uso metade Caputo e metade Anaconda Premium.
Oi Aurea, obrigado pela dica! Eu também costumo misturar uma farinha especial com uma convencional
Pode ser que o moinho esteja colocando uma informação falsa, mas 8 gramas em 50, são 16% de proteínas… Farinha Bella 0000.
https://uploads.disquscdn.com/images/e918561976e9c29141d401c1f306365d6b2224314b547083ab13df6f889999e0.jpg
Sei bem o erro que cometem ao confundir a quantidade de determinado item com a sua % de necessidade diária.
Só Faltou a Farinha de Trigo Regina, da Buaiz Alimentos.
Olá! Tentei meu primeiro pão seguindo esta receita: https://www.thekitchn.com/how-to-make-sourdough-bread-224367
O problema foi na parte de fazer as dobras, no começo a massa estava bem molhada e não grudava nos dedos, conforme fui dobrando ela ficou menos molhada e mais grudenta, até aí tudo bem, mas ela não chegava no ponto de manter um pouco a forma quando faz a dobra e começou a grudar muito, chegando a ficar parte dela na tijela, continuei tentando a cada 30 minutos pra ver se mudava e nada, acabei desistindo, ia tentar tirar ela da tijela, cortar e modelar para ver o que virava, mas ficou metade grudada na tijela, então desisti e joguei fora. Estava usando a Arapongas Premium, não vi nenhum comentário sobre ela. Será que a farinha que é fraca? Estou tentando encontrar alguma das citadas aqui para tentar de novo eliminando essa variável e descobrir o que errei.
Oi Solano, essa receita utiliza 75% de hidratação (quantidade de água em relação ao total de farinha). É muita água! Uma farinha convencional irá suporta entre 66% e 68% de hidratação. Experimente reduzir a quantidade de água para 467 gramas 😉
Muito obrigado, Adriano, não tinha pensado por esse lado. Ficava sempre pensando na tal “força” da farinha e ignorava que talvez a alta hidratação fosse o problema. De qualquer forma agora encontrei uma receita “básica” que você colocou aqui no site e acho que minha próxima tentativa será por ali, embora preciso desenvolver meu starter de farinha branca que não está nem perto da atividade do de farinha integral.
A farinha Famiglia Venturelli é espetacular. disparada a melhor nacional.
Há tambem otimas farinhas argentinas que chegam ao mercado brasileiro, como a Letizia.
Olá JVC, obrigado pela dica!
1h8u1j