Esta é uma receita da Lilian Daltro Michelan. Siga seu perfil no Instagram e veja outros lindos pães que ela faz.
Pão Azul
- Rendimento: 1 pão grande de 750 g
- Tempo de manuseio: 60 minutos
- Tempo total de preparo: 12 horas
Ingredientes
- [90%] 338 g de farinha de trigo branca (foi utilizada farinha italiana Le 5 Stagioni Superiore. Para farinha convencional, reduza a quantidade de água da receita em até 20%)
- [10%] 38 g de farinha integral (Foricher Integral T150)
- [80%] 300 g de água em temperatura ambiente (é bem provável que você não vá utilizar tudo isso)
- [05%] 20 g de flores Cunhã (Clitoria ternatea)
- [20%] 75 g de fermento natural
- [02%] 8 g de sal
Utensílios
- Uma balança de precisão
- Um banneton oval de 21 cm de comprimento. As massas bem hidratadas pedem banneton. Não serve cestinho comum. O Banneton é feito de um material próprio pra absorver a umidade da casca do pão. Isso facilita muito o corte na hora de assar e ajuda a evitar que a gilete grude na massa. ?
Modo de preparo
- Refresque o fermento natural de 4 a 6 horas antes de iniciar a receita usando a proporção 1:1:1.
- Faça uma infusão com as flores na água
- Adicione farinha em uma tigela grande (pode ser direto no bowl da batedeira, se você estiver utilizando uma). Utilize um garfo ou peneira se sentir a farinha muito empelotada.
- Comece a acrescentar a infusão de cunhã em temperatura ambiente e vá misturando até formar uma massa homogênea (pode usar uma colher ou a batedeira em velocidade baixa). Reserve um pouco de água para depois, mesmo que a massa fica um pouco seca.
- Acrescente o fermento natural e o sal e misture bem. Verifique se é possível acrescentar mais água. Use 300 g de água somente se sentir que a sua farinha aguenta esse nível de hidratação. Quanto mais água você conseguir adicionar, mais leve e cheio de alvéolos ficará o miolo do pão.
- Faça uma sova Bertinet ou Slap and Fold até desenvolver o glúten por aproximadamente 5 minutos se estiver usando farinha italiana ou 15 a 20 minutos com farinha convencional.(
- Faça 4 dobras com intervalo de 30 minutos entre elas.
- Cubra e deixe descansar em temperatura ambiente por 4 a 5 horas.
- Despeje a massa em uma bancada e faça uma pré-modelagem em formato de Bola.
- Cubra com um pano levemente umedecido e deixe descansar por 15 minutos.
- Polvilhe farinha sobre a superfície do banneton para não grudar. Dê preferência utilize farinha de semolina ou farinha de arroz.
- Depois do descanso, coloque a massa na bancada e faça uma modelagem com muuuuuuuuita delicadeza (pra não perder o CO2) no formato de Bâtard.
- Coloque a massa com a emenda virada para cima dentro do banneton.
- Cubra e deixe descansar por 1 a 2 horas em temperatura ambiente. Aqui você pode estender o tempo em até 15 horas colocando para fermentar na geladeira a 7º C.
- Cerca de 20 a 30 minutos antes de assar, coloque uma panela de ferro dentro do forno e preaqueça-o em 250ºC (veja como preparar seu forno para assar pão).
- Vire a massa que estava no banneton sobre uma folha de papel manteiga especial.
- Faça uma incisão longitudinal na massa, com cerca de 1 cm de profundidade (utilize um estilete ou uma lâmina de barbear descartável).
- Retire a panela do forno, levante a massa pelo papel manteiga e coloque dentro da panela. Tampe a panela e volte ela para o forno
- Depois de 25 minutos, abra o forno e retire a tampa da panela.
- Espere assar por mais 5 a 10 minutos até dourar bem.
- Para saber se o pão está assado, retire-o do forno e bata no fundo. Deve soar oco como bater na madeira. Você pode voltá-lo para o forno caso não esteja assado.
- Quando estiver assado, retire do forno e coloque em uma grade para esfriar por 30 minutos.
Receitas e dicas sobre panificação no seu e-mail
Junte-se a mais de 80.000 apaixonados por pães e receba a nossa newsletter sobre panificação a cada 15 dias na sua caixa de entrada. É grátis! Leia a última edição →