Comece pelo básico e com o tempo é importante (e divertido) ir aprimorando seu arsenal. Dos utensílios essenciais, provavelmente você só precisa comprar a balança de precisão.

Tigela grande

Use para misturar os ingredientes ou sovar a massa. Pode ser de plástico (mais baratas), vidro (permitem acompanhar o crescimento) ou cerâmica (mais bonitas).

Copo medidor

Também pode ser um copo comum. Vamos usá-lo apenas para comportar a água, pois ela será pesada na balança de precisão como todos os outros ingredientes.

Pano de prato

Apenas verifique se o pano não está com cheiro forte de amaciante, pois ele vai entrar em contato direto com a massa. Antes de cobrir a massa, borrife um pouco de água no pano para evitar o ressecamento da superfície da massa.

Assadeira rasa

Uma que seja grande e que ocupe toda extensão do forno. De preferência rasa (para assar bem as laterais do pão) e antiaderente.

Timer

Marcar os tempos corretos é essencial na panificação. Eu use o timer do celular ou do micro-ondas.

Borrifador

Algumas borrifadas de água assim que a massa entrar no forno ajudam a criar o vapor necessário para um bom crescimento do pão.

Luva térmica

De pano ou silicone, ela é essencial para manipular a assadeira ou o pão dentro do forno. Prefira a luva com o punho mais comprido e se possível tenha duas.

Bancada de trabalho

Pode ser uma área seca perto da pia ou uma mesa de madeira ou inox. É importante que tenha uma boa altura (acima de 90cm) para evitar dor nas costas. Por mais que você limpe, sempre vai sobrar farinha e pedaço de massa grudada na bancada.

Faca de pão

Um pão de fermentação natural tem a crosta mais dura (como o pão italiano) e exige uma faca de serra poderosa.

O que é necessário comprar para começar:

Balança de precisão

Você pode improvisar com xícaras e colheres medidoras. Funcionam, mas a pesagem não é tão fácil e exata. Compre uma balança de precisão por menos de R$ 30 sem sair de casa.

Não são essenciais, mas ajudam bastante:

Batedeira planetária

Substitui a trabalhosa sova manual, obtendo o mesmo resultado. A mais desejada é KitchenAId, mas existem outras marcas boas e mais acessíveis no mercado. Precisa vir com o ganho próprio para massas.

Raspador de massa ou espátula de padeiro

De plástico ou metal, a lâmina reta e sem fio serve para dividir ou manipular a massa e raspar a bancada após o trabalho.

Espátula meia-lua

Para misturar a massa ou removê-la da tigela após a fermentação. Pode ser substituída por uma espátula comum de silicone (pão duro).

Banneton

Um cesto usado na segunda fermentação. Mantem o formato de massas mais hidratadas, além de retirar a umidade excessiva através das pequenas aberturas entre suas ripas. Veja onde comprar e como utilizar um cesto de fermentação.

Lâmina de padeiro (lame de boulanger)

Uma haste com uma lâmina curvada na ponta, própria para fazer incisões na massa do pão. É possível improvisar com uma lâmina de barbear presa em um pincel, espeto de churrasco ou hashi.

Papel manteiga

Para que o pão não grude na assadeira ou na pedra refratária. Use o papel manteiga da marca Dover, é um pouco mais caro, mas não gruda. Para usar o papel manteiga comum, é preciso untar com um pouco de manteiga e polvilhar farinha.

Panela de ferro fundido

Asse o pão dentro da panela por 20 minutos com a tampa fechada e mais 20 minutos com a tampa aberta. Antes de comprar, verifique se a alça não é de plástico ou se a panela tem uma boa altura (pelo menos 12 cm com a tampa). É importante que a tampa seja pesada e vede bem a saída do vapor.

Pedra refratária

Se você já tem a panela de ferro, não precisa da pedra, e vice-versa. É mais fácil encontrar aquelas pedras redondas para pizza, mas eu sugiro a quadrada, que suporta até dois filões grandes ao mesmo tempo. A pedra deve ser colocada antes de ligar o forno. Ela ajuda a assar o pão de forma mais homogênea.

Pá de padeiro

Muito comum em pizzarias, serve para transferir a massa do pão da bancada para a pedra quente dentro do forno. Para evitar que a massa grude, coloque-a sobre um papel manteiga, em seguida, deslize o papel e massa sobre a pedra. Sugiro uma pá de cabo curto, para uso doméstico.

Peneira

Não é necessário peneirar todas as farinhas, mas as vezes é bom arejar um pacote mais empelotado. Também serve para polvilhar farinha sobre a massa antes de colocar no forno. Escolha uma peneira grande com trama fina. Você pode substituir por um fouet ou garfo.

Avental

Ajuda a manter suas roupas limpas durante a manipulação da massa e não deixa de ser elegante.

Escova

Uma escova de cerdas grossas para limpar a bancada, os cestos de crescimento e a pedra refratária.

Outros equipamentos interessantes para você considerar:

Mini balança de precisão

Utilizada em joalherias, essa balança é útil para medir ingredientes em pequenas quantidades como sal, açúcar e fermento.

Pano de linho (Couche)

Linho puro com uma trama grossa. Usando no descanso de baguetes durante a segunda fermentação, retira a umidade excessiva da massa tornando-a mais macia. Precisa estar bem enfarinhado antes de usar e não deve ser lavado.

Forma de bolo inglês

Para calcular a capacidade de massa de uma forma, multiplique a base, a altura e o comprimento, e multiplique por 0,66.

Termômetro espeto

Usado para monitorar a temperatura da massa, da água e do ambiente. Não precisa ser utilizado dentro do forno, então prefira os digitais.

Termômetro de forno

Não confie muito na temperatura indicada no painel do forno, principalmente nos mais antigos. O ideal é utilizar um termômetro de forno para medir a temperatura real do seu equipamento.

Danish Dough Whisk

Esse utensílio com um formato curioso é ideal para arejar a farinha e misturar a massa antes da sova.

Caixa plástica com tampa

Para longas fermentações dentro da geladeira, principalmente para massa de pizza. É bom que seja grande, mas não precisa ser muito alta. Escolha uma que caiba na sua geladeira.

Manta de teflon

Substitui o papel manteiga, evitando que a massa grude na assadeira, panela ou na pedra refratária. É reutilizável.

Assadeira para baguete

Com canaletas, própria para assar baguetes. Ajuda a otimizar o espaço dentro do forno e assar a massa por igual. Verifique se a assadeira cabe dentro do seu forno.

Grade de resfriamento

Assim que sai do forno, o pão deve ser colocado por pelo menos 10 minutos em uma grade de resfriamento. Isso permite a circulação do ar na parte de baixo e evita que o pão amoleça. Você pode improvisar usando a boca do fogão (desligada, obviamente).

Câmara de fermentação portátil

Uma estufa portátil que mantém a temperatura ideal para fermentação do pão (21 a 24°C).

Moinho de trigo doméstico

Um produto disponível somente por importação para moer sua própria farinha. As marcas mais conhecidas são Mockmill, NutriMill e um moedor acoplado para a KitchenAid.

Ao comprar um produto através dos links desta página, você não paga nada a mais por isso, mas a loja nos repassa uma pequena comissão que ajuda a manter este site no ar. Obrigado! 😀