Escolha uma Página

Preparando o forno para assar pão caseiro

Pré-aquecimento

O forno precisa estar bem quente antes de receber a massa do pão. O ideal é uma temperatura acima de 200ºC. Eu costumo colocar meu forno elétrico em 250ºC, pois medindo com o termômetro notei que ele nunca passa dos 170ºC. São necessários 30 minutos para pré-aquecer um forno para assar pão.

Guia do Pão Caseiro - Baixe o e-book grátis

Vapor de água

O pão começa a assar de dentro para fora. Nesse momento, vapor de água dentro do forno é essencial. A superfície da massa precisa se manter úmida e elástica para crescer o suficiente antes que comece a caramelizar e formar uma casca crocante.

Existem algumas técnicas e acessórios que ajudam a criar vapor dentro do forno:

Borrifador de água

Borrifador de água – Um acessório simples que você encontra em qualquer loja de jardinagem ou perfumaria. Deve ser usado um pouco antes de colocar o pão ou ainda quando estiver com a porta do forno aberta. Umedecer a superfície da massa serve para manter o crescimento interno e atrasar a formação da casca. Cuidado para não exagerar na quantidade de água.

Toalhas molhadas e umedecidas

Toalhas enroladas e umedecidas – Enrole uma ou duas toalhas pequenas de rosto e coloque-as dentro de uma forma de bolo inglês. Despeje água fervendo sobre elas até umedecê-las totalmente. Coloque a forma com as toalhas no fundo do forno, na bandeja inferior, cerca de 10 minutos antes de entrar com a massa do pão.

Pedra Vulcânica para Churrasqueira

Pedras vulcânicas (opcional) – Essa dica eu vi no blog The Perfect Loaf, mas ainda não testei. É fácil encontrar essas pedras em lojas que vendem acessórios para churrasqueiras e parecem que são bem eficientes para produzir vapor. Preaqueça as pedras em uma forma de bolo ou em uma panela de ferro (que não tenha cabo de madeira, plástico ou borracha) e despeje água fria sobre elas (com muito cuidado) assim que colocar a massa dentro do forno.

Dentro do forno

São necessários 40 a 50 minutos de forno para assar um pão caseiro.

É importante que o calor atue de maneira uniforme em toda superfície do pão. Se o calor atinge apenas a parte de cima, as bolhas de gás na base não se expandirão tão rápido quanto as do topo. Assim o miolo ficará muito denso na parte de baixo. O ideal é colocar uma pedra de assar no forno durante o pré-aquecimento e deslizar a massa dentro do forno com uma pá de padeiro, mas essa não é uma técnica recomendada para quem está começando.

Deslizando a massa dentro do forno com uma pá de padeiro

Diferente de assar um bolo, após os primeiros 20 minutos você pode abrir a porta do forno. Se perceber que um lado está assando mais do que outro, vire a assadeira e mude a posição do pão.

Pedra de assar

Pedra de assar – É um acessório caro, mas super recomendado. É mais fácil encontrar aquelas redondas para pizza, mas eu sugiro a pedra quadrada, que suporta até dois filões grandes ao mesmo tempo. A pedra deve ser colocada antes de ligar o forno. Ela demora para aquecer, mas depois que esquenta ajuda a assar o pão de forma homogênea.

Saindo do forno

Para saber se o pão está assado, retire-o do forno e bata no fundo. Deve soar oco como bater na madeira. Você pode voltá-lo para o forno caso não esteja bem assado. Se o pão estiver assado por dentro, mas a casca ainda não caramelizou, coloque na função gratinar por 5 minutos, mas fique de olho para não queimar.

Passo a passo da preparação do forno para assar pão

Todas as informações acima estão resumidas aqui em uma sequência cronológica. O processo envolve uma série de ações combinadas e precisa ser feito com uma certa velocidade, pois quanto mais tempo a porta do forno ficar aberta, mais o calor vai escapar.

  1. (Opcional) Coloque a pedra de assar dentro do forno.
  2. Ligue o forno na temperatura máxima (250ºC).
  3. Após 20 minutos, despeje água fervendo sobre as toalhas enroladas dentro de uma forma de bolo inglês e posicione-as na bandeja de baixo, no fundo do forno.
  4. Após 20 minutos, despeje água fervendo sobre as toalhas enroladas dentro de uma forma de bolo inglês e posicione-as na bandeja de baixo, no fundo do forno.

  5. Após mais 10 minutos, coloque a massa em uma assadeira rasa ou (opcional) em um papel manteiga sobre a pá de padeiro.
  6. Faça os talhos na massa.
  7. Abra o forno e coloque a assadeira dentro ou (opcional) deslize a massa com o papel manteiga sobre a pedra de assar.
  8. Pulverize um pouco de água dentro do forno.
  9. Feche a porta e acompanhe o crescimento da massa.
  10. Massa de pão dentro do forno sobre uma pedra de assar

  11. (Opcional) Após 10 minutos, abra o forno e pulverize um pouco mais de água dentro do forno.
  12. Após 20 minutos de cozimento, retire a forma com as toalhas do forno para cortar o vapor e começar a formar a casca.
  13. Mantenha o pão por mais 15 a 20 minutos dentro do forno.
  14. Para saber se o pão está assado, retire-o do forno e bata no fundo. Deve soar oco como bater na madeira. Você pode voltá-lo para o forno caso não esteja assado. Evite deixar o pão assando por mais de 5 minutos.
  15. Caso o pão já esteja assado por dentro, mas a casca ainda não, reduza a temperatura para 210ºC e coloque na função gratinar por 5 minutos. Fique de olho para não torrar demais o pão.
  16. Quando estiver assado, retire do forno e coloque em uma grade para esfriar por 10 minutos.

Gostou desse artigo? Receba receitas e dicas sobre panificação artesanal no seu e-mail. Cadastre-se aqui, é grátis!